Entender sobre zona quente e zona fria em um estabelecimento comercial é muito importante, pois tal conhecimento vai possibilitar que seja possível delimitar zona quente e zona fria de uma loja e a partir disso, traçar estratégias para vender mais.
O fato é que você, infelizmente, não consegue colocar todos os seus produtos na vitrine, por isso saber mais sobre zona quente e fria de uma loja é fundamental.
O dono de um estabelecimento deve ter em mente que quando os seus clientes entram em sua loja, eles seguem um itinerário e isso acontece levando em consideração a forma como você organizou o espaço formando a zona quente zona fria.
Por isso, ao entender as áreas e estudar como o cliente se comporta se faz necessário, porque isso vai contribuir para fazer com que a rota seja otimizada e como consequência, seu ticket médio aumente.
Entenda quais são as zonas quentes de sua loja
Para definir a zona quente da loja precisamos avaliar os ambientes onde o tráfego de clientes é maior, pois os produtos que estão ali despertam maior interesse. Fato é que os produtos que são mais vendidos sempre geram uma região que concentra maior número de pessoas, como normalmente acontece na entrada da loja.
Essa área tem maior visibilidade e ela passa a ser um local estratégico para que o empreendedor coloque ali produtos que ele deseja vender com maior velocidade ou, ainda, usar a localização para evidenciar os itens que geram maior margem de lucro.
Quais são as zonas frias do meu estabelecimento?
Diferentemente da zona quente, a zona fria de uma loja nada mais é do que o local em que os clientes frequentam pouco e ele gera um número baixo de vendas, mas isso não impede que você aprenda como disfarçar zonas frias em uma loja.
Como disfarçar zonas frias em uma loja?
Depois de entender qual é a zona quente e zona fria de uma loja, vamos trazer dicas sobre como fazer para que essa zona fria fique quente.
Uma dica muito eficiente para esquentar alguns espaços de sua loja é trazer condições especiais.
Conte 4 passos logo depois da porta e coloque bem ali lançamentos, ofertas ou itens que podem ser liquidados. Essa ação simples vai fazer com que o cliente se dirija para esse local.
Outra maneira eficaz de despertar a atenção para outros ambientes além da zona quente é montar ilhas mais baixas, assim elas farão com que a pessoa consiga visualizar e acessar o local.
Para tornar esses pontos ainda mais evidentes, é fundamental usar elementos visuais, pois eles vão despertar a atenção do cliente e, se for possível, fazer com que os corredores fiquem mais largos, pois assim as pessoas terão maior facilidade para circular e para observar o que tem nas prateleiras.
Cuidados com a zona quente da loja
Não basta apenas fazer com que as zonas frias fiquem quentes, é preciso também manter as zonas quentes. Para isso, é preciso oferecer uma boa experiência para o seu cliente seja facilitando o seu deslocamento, melhorando a iluminação e mantenha todos os produtos sempre em ordem, porque essas ações simples além de agregarem valor ao seu produto, farão com que a pessoa tenha uma compra prazerosa.