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5 ideias para aumentar vendas em supermercado

aumentar vendas em supermercado

Quando você é proprietário de um supermercado o que mais preocupa é aumentar vendas em supermercado, certo?! Mas, como fazer para aumentar as vendas em supermercado?

Se você também tem essa dúvida, fique tranquilo, pois nós vamos dar algumas ideias que costumam funcionar de verdade, na prática, no dia a dia. Confira abaixo.

Aumentar vendas em supermercado: O que é marketing para supermercado?

Antes de dar inicio às nossas dicas vamos ver alguns pontos importantes que fazem a diferença, para poder aumentar as vendas em supermercado. O que é marketing para supermercado? O marketing é um conjunto de operações, com o objetivo de atrair os clientes para o supermercado, ele é estimulado a fazer as compras por impulso e dessa forma aumentar as vendas no supermercado usando estratégias inovadoras.

O marketing de supermercado faz com que os laços entre cliente e supermercado se fidelizem e torna as compras um ato muito agradável. Esse é o primeiro passo para ter acréscimo nas vendas em supermercado, e o melhor é que não há necessidade em investir muito dinheiro para que isso ocorra. Basta usar a criatividade e você poderá aumentar o público que frequenta o seu estabelecimento.

São muitas as estratégias que podem ser usadas para atrair mais consumidores e aumentar as vendas, a seguir vamos abordar algumas delas para que você possa coloca-las em prática.

O que deve ser observado antes de escolher uma estratégia promocional.

Antes de montar a sua estratégia de marketing é preciso ficar atento a alguns pontos importantes, como:

  • Quanto você gasta ou ganha atualmente?
  • O que você quer obter com a estratégia para aumentar as vendas em supermercado, como você define o sucesso?
  • Quais são os seus objetivos? Quer aumentar a receita, as transações, o tráfego de clientes, ou quer que sua marca seja reconhecida?

Quando você obtém essas respostas antes de iniciar uma campanha nova permite que você possa acompanhar o resultado e possa avaliar o que está dando resultados.

Você vai precisar ter um plano e a melhor forma de colocar esse plano em prática é observando quais são canais de marketing que atinge o maior número de clientes, consumidores em potencial.

Para que de certo é preciso que você inclua estratégias que sejam de curto e de longo prazo, como: fazer promoções incríveis, para atrair clientes em um período curto e apostar em programas de fidelidade, pois dessa forma você estará conquistando mais e mais clientes e não apenas aqueles para as promoções de produtos e marcas conhecidas.

Confira agora as ideias para aumentar vendas em supermercados

Aumentar vendas em supermercado

1ª ideia – Ter uma rádio especializada

Ter uma rádio especializada traz excelentes resultados em vendas para supermercados? Isso mesmo, ela torna a comunicação com os clientes muito mais fácil, além de informar promoções, produtos que estão em oferta, podem manter as filas do caixa em ordem e até o estacionamento. Você também pode transformar o ambiente e deixa-lo muito mais agradável, para seus clientes, através da música.

Com a música ambiente certa, você mantém o cliente por muito mais tempo dentro da loja, pois estão tendo uma experiência muito agradável e acabam relaxando e comprando mais mercadorias. E a rádio personalizada acaba trazendo um diferencial ante a concorrência.

2ª ideia – Preocupe-se com o espaço físico para aumentar vendas em supermercado

Frequentar o supermercado é necessário para milhares de pessoas e isso independe de qualquer coisa, seja raça, nacionalidade, gênero ou qualquer outra coisa. Todas as pessoas precisam se alimentar e manter a higiene da casa e esses produtos só são encontrados em supermercados.

Para que as vendas possam ocorre de forma mais fluída com um fluxo bom é preciso ter espaço para que as pessoas possam percorrer os corredores e as gondolas sem que haja aglomerações, principalmente por causa do Covid, essa pandemia que estamos vivendo.

Você precisa organizar os produtos nas prateleiras, colocar embalagens corretas no hortifruti para que as pessoas possam pesar os alimentos.

3ª ideia – Estimule os sentidos dos clientes

Você pode aproveitar, quando os clientes estiverem no supermercado para estimular os 5 sentidos dele, tato, olfato, paladar, visão e audição, você pode explorar esses sentidos, com o objetivo de atrair os consumidores para determinados produtos. Veja como:

  • A audição, você pode explorar tocando músicas de uma playlist personalizada, e ao mesmo tempo informar de promoções e produtos chamando a atenção dos clientes.
  • O olfato também pode ser explorado, deixando perfumes especiais no ar para que as pessoas se sintam atraídas e busquem o produto, como a padaria, por exemplo, pode ser colocada uma fragrância de pão bem fresquinho.
  • Outro sentido muito explorado é o paladar, pois a grande maioria dos produtos que o supermercado vende é alimento. Por isso oferecer degustação de certos alimentos pode fazer com que os clientes gostem e levam para casa.
  • A visão também é muito interessante, pois se você coloca um produto que quer vender em evidência e faz uma grande propaganda sobre ele, os clientes, certamente ao vê-los serão atraídos à compra.

4ª ideia – aposte nas mídias digitais, pois elas manterão um vínculo mais próximo seu com o cliente

Você pode enviar promoções, informar produtos novos, fazer uma análise dos seus clientes e do que eles mais compram e como se comportam. Uma dica para obter 90% de sucesso nas mídias sociais é obter informações sobre dicas alimentares, fazer entrevistas, obter informações úteis.

5ª ideia – Ofereça sacolas de compras reutilizáveis

As embalagens reutilizáveis e recicladas, são amigas do meio ambiente, pois cada dia mais pessoas estão optando por usar esse tipo de embalagem, em prol das ações ecológicas.

Deixe as sacolas bem próximas ao caixa, onde fica mais visível para os clientes e faça com que queiram utilizá-las.

Com essas 5 ideias para aumentar vendas em supermercados você já vai conseguir obter excelentes resultados.

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