Categorias

7 melhores dicas para organizar açougue

Você sabia que existem alguns meios especiais para te ajudar a organizar açougue e deixar este espaço comercial o mais apresentável possível?

Devido ao fato de se tratar de uma das áreas mais importantes do setor de alimentos e que trabalha com venda de um dos produtos mais consumidos no país, os açougues necessitam de uma atenção especial no que se diz respeito à limpeza e à organização.

Por isso mesmo, confira nossas dicas de grande relevância sobre como organizar açougue.

Como organizar um açougue pequeno: 7 dicas essenciais para este processo

organizar açougue

Pensando em facilitar a missão de como organizar um açougue, listaremos abaixo 7 dicas úteis para se chegar a este tão esperado resultado. São estas:  

1. Priorize a organização do espaço com certa antecedência

A tarefa de conseguir organizar açougue pode ser facilitada se esta, por sua vez, estiver dentro de um cronograma de atividades.

Por isso, planeje as questões como, por exemplo o layout da loja em si e a disposição correta de mercadorias em setores específicos.

2. Preocupe-se com a higienização do ambiente

Nós sabemos que assim como deve ocorrer em todos os ambientes comerciais, a higiene deve ser encarada como sendo uma prioridade. 

Tal preocupação deve ser ainda mais acentuada em ambientes como os açougues, que lidam diretamente com a comercialização de alimentos como as carnes.

Desta forma, estar em um ambiente que seja satisfatoriamente limpo pode contribuir, inclusive, para uma boa percepção por parte de seus clientes, que poderão associar esta limpeza com a preocupação na qualidade da prestação dos serviços de seu negócio.

3. Tenha em mãos o conjunto de itens essenciais ao funcionamento do estabelecimento

Quando nos referimos à organização de açougue, os equipamentos que são essenciais ao seu funcionamento possuem grande relevância. 

Isso porque, entre outras coisas, tais itens são responsáveis por serem capazes de auxiliar nos processos que envolvem este estabelecimento.

Sendo assim, entre estes itens, podemos destacar a necessidade da presença de materiais de equipamentos para açougue:

  • Freezers;
  • Câmera refrigerada;
  • Serra para corte de carnes que estejam congeladas;
  • Picador e amaciador de carnes;
  • Balança de carne com etiquetadora de precificação;
  • Mesa de corte.

4. Garanta a parceria com colaboradores que sejam devidamente capacitados

Independentemente do porte do açougue em si, a contratação de pessoal para a realização de funções específicas é primordial para o bom andamento do negócio.

Tendo em vista então esta situação, podemos dizer que você precisará contar com uma equipe de profissionais que possa entender minimamente sobre o ramo de carnes em si.

Além disso, os clientes também apreciam muito a forma como são tratados nestes ambientes, sendo assim um importante escolher bem seus funcionários.

5. Trabalhe sempre com o que há de melhor em carnes

A decisão por se trabalhar apenas com o que há de melhor no setor de carnes pode impactar, decisivamente, na forma como seus clientes enxergam o seu negócio. 

Isso se dá porque estes percebem a preocupação do estabelecimento com a qualidade e certificação dos produtos que são oferecidos neste tipo de espaço em especial.

6. Exponha as carnes de maneira estratégica dentro do espaço

Este é um ponto que poderá ser muito importante para o seu açougue, uma vez que seus clientes irão observar e serem atraídos por seus mais diferentes produtos.

Neste sentido, dedicar um tempo em especial para o planejamento da exposição de produtos em particular poderá render bons frutos com relação ao possível aumento de suas vendas.

7. Posicione prateleiras com produtos associados ao consumo de carnes

Esta prática pode ser útil para se expor produtos que estão diretamente interligados ao consumo das carnes em si, tais como o carvão, por exemplo.

Deste modo, estes itens que são considerados como complementares podem impactar também em seu resultado financeiro, uma vez que são capazes de fazer com que as vendas de carnes sejam a eles associados.

Como montar um açougue?

Para se ter um açougue pequeno e organizado, além das dicas que demos acima, outras ações também se mostram como sendo complementares ao sucesso do seu negócio, tais como por exemplo:

  • Atenção quanto  a regularização e a legislação;
  • Gestão que possa ser conduzida de forma eficiente.

Organização de açougues: considerações finais

Como podemos perceber ao longo deste post, a organização de açougue é uma tarefa que, por mais que se pareça complexa, pode ser facilitada com algumas atitudes específicas.

E se gostou desse post e quer receber mais conteúdos gratuitos sobre negócios, coloque seu e-mail aqui embaixo e assine a nossa Newsletter.

  • Color

  • Dark

  • RTL