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11 dicas para um bom atendimento no estabelecimento

Você provavelmente já deve ter voltado a um estabelecimento depois de receber um bom atendimento. Afinal, um suporte de qualidade faz toda a diferença para o consumidor! 

Uma pesquisa feita pelo portal Mercado & Consumo revelou que o suporte de qualidade é essencial para 94% dos entrevistados quando o assunto é comprar um produto ou serviço.

Mas ainda assim, muitos estabelecimentos não sabem como oferecer um atendimento personalizado e que realmente satisfaça o cliente. 

Portanto, para conquistar seus clientes de vez e saber como ter um bom atendimento, continue a leitura e confira as nossas dicas!

Importância do bom atendimento 

De todas as estratégias de marketing que você pode aplicar no seu negócio, o atendimento personalizado é o que costuma causar mais impacto nos resultados. 

Isso porque um suporte de qualidade é muito importante na fidelização de clientes. Sendo, inclusive, um dos fatores que mais fazem o usuário voltar a comprar novamente. 

Veja alguns dados sobre atendimento ao cliente:

  • 61% dos consumidores dizem que o bom atendimento é mais importante que o preço ou a qualidade de um produto;
  • 56% dos consumidores deixam de comprar em um estabelecimento por conta de um atendimento ruim; 
  • 96% dos consumidores dizem que o atendimento de qualidade é fundamental para se tornar fiel a uma marca; 
  • Empresas que possuem um atendimento personalizado costumam aumentar de 4% a 8% a sua renda

Como você pôde ver, o bom atendimento ao cliente é fundamental no crescimento e no faturamento de qualquer negócio. Para garantir que tudo ocorra bem, dedique sempre uma atenção especial!

Como ter um bom atendimento

Agora que você sabe a importância do bom atendimento ao cliente, veja abaixo como aplicá-lo no seu estabelecimento:

1. Conheça o seu cliente

Para poder criar um atendimento personalizado, é preciso conhecer a fundo quem é o seu cliente.

Para isso é muito importante que você saiba dados como idade, escolaridade, gênero e demais características que ajudam a construir seu público-alvo.

Você pode ainda montar uma pesquisa com perguntas específicas para ajudar a entender melhor quem é o seu cliente. Depois, é só enviar para os compradores do seu estabelecimento.

Com todas as informações necessárias em mãos, você consegue direcionar o seu suporte para cumprir com as expectativas e necessidades do consumidor. 

2. Todo cliente é importante

A ideia de pensar que alguns clientes são mais importantes do que outros é totalmente errada e pode atrapalhar o seu negócio! 

Independente do valor monetário que cada cliente gasta ou de suas características pessoais, todos devem ser valorizados e receber um atendimento de qualidade. 

Por isso, treine os seus funcionários para oferecer um atendimento igualitário e sem discriminação, sendo prestativos a todos que procuram o seu produto ou serviço.  

3. Tenha um ambiente agradável

Proporcionar um ambiente agradável, sendo o seu negócio físico ou digital, é essencial para que o cliente se sinta confortável e bem-vindo. 

Portanto, mantenha o estabelecimento limpo e organizado. Oferecendo fácil acesso aos setores e mantendo os atendentes prontos para auxiliar durante toda a trajetória do cliente. 

Se a empresa for física, é interessante ter um espaço para que o cliente possa se sentar, tomar água e até mesmo utilizar o banheiro. 

Já nas empresas digitais, é importante que o seu site seja bem estruturado, visando a boa experiência do usuário, assim como a segurança de dados. 

4. Ofereça um atendimento humanizado

O atendimento humanizado consiste em compreender o cliente e criar conexão. 

Para colocar na prática o atendimento humanizado, é preciso que seus colaboradores sejam treinados para priorizar empatia e atenção.

Tentar entender o cliente, se colocar no lugar dele e ter boa vontade para ajudar são alguns dos princípios fundamentais da empatia. Além disso, a disposição na resolução de problemas e o suporte rápido são a base da atenção. 

É importante frisar que, por mais que a tecnologia possa ser uma aliada para as empresas, 53% das pessoas preferem ser atendidas por uma pessoa. Então se você utiliza ferramentas de atendimento robotizado, tenha moderação. 

5. Atenda em vários canais

Para ter um bom atendimento no seu estabelecimento, é indispensável oferecer uma variedade de canais de suporte como:

  • telefone;
  • SAC;
  • e-mail;
  • redes sociais;
  • chat online;
  • atendimento presencial;
  • aplicativo de mensagens, como o WhatsApp;
  • auto atendimento.

Uma pesquisa mostrou que 64% das pessoas preferem o atendimento realizado pelo WhatsApp, enfatizando que atender o cliente pela plataforma de sua preferência é fundamental.

Sem contar que ao oferecer mais opções de contato com a sua empresa, você garante maior satisfação e tranquilidade do seu cliente nos momentos de crise. 

6. Utilize pesquisa de satisfação 

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta poderosa quando falamos de atendimento personalizado, sendo usada para escutar e compreender o cliente. 

Com a pesquisa, é possível descobrir em quais pontos a sua empresa está falhando e o que precisa melhorar. 

Da mesma forma, a pesquisa de satisfação possibilita entender sobre o que satisfaz o seu cliente e assim continuar a praticar no suporte ao cliente. 

Não deixe de utilizar essa ferramenta, pois ela é necessária para construir um atendimento de qualidade!

7. Mantenha o foco na resolução de problemas 

Você já deve ter escutado a frase “o cliente sempre tem razão” e, apesar de não ser verdade, muitas vezes será necessário seguir por esse princípio. 

Para exemplificar, vamos imaginar a situação em que um cliente que fez uma compra online e alega não ter recebido o produto, solicita um novo envio. Porém, a empresa verificou no sistema e foi confirmado que o produto foi entregue. 

Nessa situação existem dois caminhos a se tomar:

  • A: Contestar o cliente e não enviar outro produto. Fazendo essa escolha, o cliente pode ficar insatisfeito, não comprar mais e reclamar nas redes sociais. O que, por sua vez, impacta negativamente outros clientes e possíveis clientes.
  • B: A empresa pode lamentar pelo ocorrido e enviar um novo produto. Essa atitude irá gerar satisfação no cliente, que vai continuar comprando. Outro ponto é que ele certamente irá elogiar a atitude da empresa para amigos e familiares. 

Problemas desse tipo ocorrem o tempo todo, como uma entrega por engano ou simplesmente o cliente agindo de má fé.

Qualquer que seja a situação, vale reforçar que resolver um problema imediatamente é a melhor opção na maioria dos casos. Desse modo, se previne prejuízos que podem ser catastróficos para o negócio. 

Visto que o impacto que um cliente insatisfeito pode causar em uma empresa, pode ser maior do que o valor do produto de fato. Então mantenha o foco – a resolução de problemas deve ser prioridade no atendimento da sua empresa.  

8. Treine a sua equipe de atendimento

Em alguns tópicos, nós mostramos como é necessário que sua equipe de atendimento esteja preparada para atender o cliente. Sendo assim, o treinamento dos colaboradores é indispensável na sua empresa. 

Para isso crie um processo interno contendo todas as etapas necessárias para um bom atendimento, assim como os procedimentos necessários a serem tomados em cada ocasião. 

Ofereça também palestras e workshops para capacitar o seu time de atendimento. E não se esqueça de usar uma pesquisa de satisfação interna para medir a satisfação dos seus funcionários!  

Com uma equipe bem instruída, as chances de sucesso com os seus clientes são ainda maiores. 

9. Bom atendimento no restaurante

como ter um bom atendimento

Para você que possui um restaurante, nós temos algumas dicas exclusivas para o seu estabelecimento que vão garantir maior sucesso ao negócio:

  • Ofereça atendimento rápido;
  • Tenha um cardápio digital;
  • Treine seus garçons para serem simpáticos e cordiais. 

10. Bom atendimento no delivery

como ter um bom atendimento

O atendimento por delivery também deve ser de qualidade. Para agradar maior valor ao cliente, você pode: 

  • Personalizar o atendimento com o nome do cliente;
  • Oferecer sugestão de opções;
  • Manter uma comunicação clara;
  • Treinar os entregadores para entregar a comida em perfeito estado.

11. Bom atendimento no supermercado

como ter um bom atendimento

Se você quer saber como ter um bom atendimento no seu supermercado, nós temos as dicas ideias, sendo elas:

  • Disponibilizar vários caixas disponíveis;
  • Embalar as compras com cuidado;
  • Treinar os atendentes para serem rápidos e educados.

Conclusão

Nesse post, nós mostramos como ter um bom atendimento no estabelecimento, com dicas importantes e fundamentais para qualquer empresa. 

Implementando elas no seu negócio e qualificando os seus funcionários, a satisfação dos seus clientes será garantida, assim como o crescimento da sua empresa! 
E para que seu suporte seja ainda mais personalizado, aproveite e baixe MODELOS DE CARTÕES PARA VOCÊ DISTRIBUIR PARA SEUS CLIENTES GRATUITAMENTE.

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