Categorias

Como organizar prateleiras de supermercado

Ter uma prateleira bem organizada é a chave do sucesso de um supermercado. Isso ocorre porque a maneira com que as mercadorias são expostas nas prateleiras ou nas gondolas influenciam às pessoas a comprarem as mercadorias. Saber organizar as prateleiras de supermercados faz com que os clientes sejam atraídos e levados a gastar mais.

Portanto, se você é proprietário de um supermercado ou mais, precisa prestar atenção a forma com que as prateleiras estão organizadas, pois você pode estar desperdiçando a oportunidade de efetuar mais vendas, por simplesmente não saber organizar as prateleiras.

Para você aprender a organizar as prateleiras de supermercados, nós separamos algumas dicas importantes aqui.

A importância de melhorar a experiência de compra em supermercados

Aquela fidelidade que os clientes tinham às marcas, hoje não é mais prioridade, pois tem uma gama muito grande de produtos e empresas, está fazendo com que o comportamento dos consumidores mude bastante.

Por isso é importante buscar estratégias que sejam mais eficazes para atrair clientes às compras e atender às suas necessidades. Os clientes que chegam no supermercado e encontram as suas escolhas já definidas, acabam comprando produtos que não comprariam antes.

As prateleiras estando organizadas tendem a aumentar as vendas, pois despertam o interesse dos clientes que acabam comprando por impulso. Até mesmo aquelas marcas que sempre chamaram muito a atenção, acabam ficando no esquecimento, se não estão colocadas em um lugar adequado, que chame a atenção para si, mesmo apos uma mudança comercial de um supermercado é importante se atentar a organização.

Os varejistas estão cada vez mais atentos às mudanças dos consumidores e notando que a exposição de mercadorias feita de forma ideal atrai muito mais os consumidores.

Dicas importantes para organizar prateleiras de supermercados

1ª dica – Escolha o layout correto

Fazer a escolha do Layout correto é fundamental para seu mercado, é importante observar os clientes, o que eles mais consomem, se eles entram com pressa ou se fazem as compras com calma, se eles preferem encontrar os itens pelo caminho ou querem ir logo até onde eles estão e sair logo.

Essas são apenas algumas das questões que devem ser analisadas para definir o Layout do mercado. Um dos modelos de layout mais usados é o de planta reta, e não deixa de ser um dos mais econômicos. Esse posicionamento oferece um fluxo rápido e posicionado, onde os clientes encontram os produtos com facilidade.

2ª dica – Atenção ao posicionamento dos produtos

No momento que você entra em um supermercado, seja em qualquer lugar do mundo, vai ver que as prateleiras são posicionadas de maneira parecida. Esse similar acontece, porque existe um modelo que é padrão e todos, ou quase todos, os supermercados usam.

O layout conhecido como padrão para as prateleiras é dividido em cinco níveis, veja quais são eles:

Acima da cabeça – nessa altura ficam os produtos que não são quase consumidos pelos clientes, elas ficam localizadas acima da cabeça dos consumidores.

Altura dos olhos – nessa altura devem ser colocados os produtos que oferecem maior margem de lucros. A estratégia é que os clientes visualizem o produto e acabem comprando por impulso.

Linha da cintura – na linha da cintura deverão ficar os produtos que tem mais vendas, entre eles os alimentos que compõem a cesta básica, como feijão, arroz, macarrão, café, entre outros.

Abaixo da cintura – para o consumidor ver esses itens é preciso que ele se abaixe, nessa altura devem ficar os produtos de limpeza e higiene que são mais procurados, mas não coloque os de marcas mais caras. Se as pessoas quiserem levar esses produtos, certamente os procurarão.

No chão – no chão é importante colocar os produtos que pesam mais, como sacos de ração para animais, por exemplo.

3ª dica – Coloque os produtos para crianças nas partes mais baixas

Como tem muitos pais que levam os filhos junto, quando vão fazer as compras em supermercados é interessante colocar os artigos para crianças na altura delas, para que possam visualizar e querer levar.

Produtos como balas, chocolates biscoitos recheados, salgadinhos, entre muitos outros itens.

4ª dica – Defina bem os setores do supermercado

É importante definir os setores do supermercado para que os clientes possam buscar o que precisam se dirigindo ao setor certo, as sessões podem ser variadas, de acordo com o tamanho.

Os corredores podem ser divididos em áreas, como de temperos, alimentos congelados, alimentos básicos, produtos de limpeza e higiene, padaria, material escolar, entre muitos outros.

É importante, também, sempre ter embalagens de forma acessível na parte de frutas e hortaliças, para que os clientes possam colocar os alimentos e depois levar para pesar sem que fiquem espalhados.

5ª dica – Evite a aglomeração de clientes

Coloque as prateleiras bem espaçadas para que haja um espaço satisfatório entre os compradores. Veja que muitas pessoas não chegarão até o local onde tiver aglomeração, ainda mais por causa da pandemia.

Essas foram as dicas que disponibilizamos para que você possa organizar as prateleiras de supermercado, espero que tenham ajudado.

  • Color

  • Dark

  • RTL