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Organização no trabalho: entenda como fazer

A organização no trabalho permite que você consiga não só produzir mais como resgatar o seu bem-estar, evitando o estresse.

Sem dúvidas, a produtividade é um dos fatores fundamentais para o seu sucesso no trabalho. No entanto, para alcançá-la é necessário passar por algumas etapas como a organização no trabalho. 

Independente do modelo de mercado que você está atuando, seja home office ou presencialmente, em uma empresa, clientes e gestores sempre definem prioridades e determinam prazos de entrega. Desse modo, você precisa unir todas as peças para alcançar um resultado. 

Para te ajudar com isso, elaboramos este conteúdo que pode te ajudar na sua jornada de trabalho. Confira! 

Qual a importância da organização no trabalho?

A organização no ambiente de trabalho é de extrema importância para um trabalhador que pretende atingir os mais altos níveis de qualidade e produtividade. Isso porque permite melhores empenhos e desenvolve praticidade no cotidiano, além de transformar o ambiente em um local agradável.

Por outro lado, a desorganização compromete o seu rendimento, sem falar que pode te deixar muito estressado. Por consequência, você se torna um profissional mal-humorado, menos saudável e pode até mesmo criar conflitos no ambiente de trabalho.

Então, se você quer saber como organizar as atividades do trabalho, antes de tudo avalie cuidadosamente tudo que o envolve. Afinal, normalmente, existem muitas coisas que podem ser descartadas por falta de uso.

Aliás, se você não deseja se desfazer completamente delas, elas podem ser repassadas para outros funcionários da empresa, ou até mesmo algum colega de trabalho que esteja necessitando daquilo no momento.

Além dessas observações, também é necessário ter atenção à limpeza e organização no trabalho. Quando você está em um ambiente sujo, e bastante desajustado,  acaba se estressando com mínimas coisas e possivelmente vai esbarrar em objetos que não deveriam estar mais ali.

Outro ponto a ser considerado, é se organizar pessoalmente em mínimas ações cotidianas, com ser pontual em compromissos, tarefas, reuniões e manter a sua agenda sempre atualizada. Por esses e outros motivos, entender como se organizar no trabalho é um fator vital para o sucesso. Considere agora algumas dicas de como fazer isto.

Dicas de organização no trabalho

1.Determine a prioridade de cada tarefa por níveis

Uma maneira fácil de como organizar as atividades do trabalho é determinar para elas seus níveis de prioridade. Ou seja, marque as atividades que devem ser entregues antes e as que podem esperar. 

Isso é importante porque, embora seguir a agenda é algo que deve ser feito, podem ocorrer imprevistos.

Portanto, também pense em uma maneira de inserir potenciais eventualidades em sua programação. Assim, o ato de priorizar cada tarefa acaba auxiliando com ideias mais claras para tomar decisões, além de compreender que as urgências devem ser atendidas primeiramente.

2.As pausas são essenciais na organização do trabalho

Quando percebemos que o trabalho está dando certo, muitas vezes pensamos que a melhor forma de concluí-lo no mesmo nível de qualidade é estendendo por 8 horas, sem interromper o processo de criação.

No entanto, não é o que acontece com o nosso corpo, ele funciona de forma diferente. Afinal, é através das pausas que ocorre o desempenho de uma visão abrangente.

Ou seja, nessa percepção, várias empresas possuem o sentido contrário relacionado ao foco: é necessário enxergar tudo. Além do ambiente físico estar organizado, precisamos de mais para que o fluxo do trabalho seja criado de maneira perspicaz. 

Para isso, é necessário organizar as agendas e também saber o que fazer quando ocorrer em algumas falhas que podem aparecer de maneiras que não foram planejadas.

É necessário considerar que quando você pausa, automaticamente está estimulando sua capacidade analítica, contribuindo para excelentes resultados e também soluções.

3.Utilize ferramentas que promovam mais organização

A tecnologia é uma enorme aliada para que você tenha uma rotina de trabalho mais organizada no cotidiano. Para isso, existem variadas ferramentas nas quais é possível preservar as tarefas com melhor nível de produtividade. Confira algumas delas:

  • Mapas mentais: o Mind Meister possibilita o desenvolvimento de mapas mentais, onde é possível desempenhar raciocínios, criando pensamentos mais difíceis ligados por um assunto;
  • Pomodoro: essa técnica é uma das mais conhecidas. No entanto, para quem não tem conhecimento sobre ela funciona da seguinte forma: após um período de produção, você intercala com o momento de recompensa. Ou seja, dividindo o trabalho em blocos. 
  • Você pode encontrar opções online como Timer e Tomato,são gratuitas e muito fáceis de utilizar;

4.Utilize a gestão de tempo para cumprir os prazos de entrega

Quando você não cumpre com os prazos, suas atividades acabam virando uma bola de neve. A desorganização da rotina sempre resulta no descumprimento de prazos. Por isso, é essencial fazer o controle de suas entregas. Para isso, você pode focar na gestão de tempo e organização no trabalho. 

A gestão de tempo, como o próprio nome já indica, significa administrar melhor o seu tempo. Para isso, você precisa gerenciar suas atividades, com:

  • Planejamento;
  • Determinação de metas;
  • Realização de agendamentos;
  • Distância da procrastinação;
  • Distanciamento de multitarefas.

5. Arrume e limpe sua mesa

A limpeza e organização no trabalho andam de mãos dadas. Portanto, de nada vale organizar sua mesa e deixar resíduos e coisas sem utilidades espalhadas, não é mesmo? 

Então, comece separando a sua área de trabalho e defina onde cada objeto vai permanecer.

Feito isso, você deve organizar papéis, canetas e livros em uma área que os proteja, mas não os deixe longe do seu alcance. A melhor maneira de fazer isso, é escolhendo embalagens apropriadas, nas quais você pode  armazenar esses objetos importantes. 

Além disso, não esqueça de separar o lixo acumulado, sempre tenha à disposição sacolas que irão te auxiliar neste recolhimento.

Pondo a organização do trabalho em prática

Agora que você já descobriu maneiras de realizar a organização no trabalho, você quer fazer tudo isso, no entanto quer economizar? 
Então, te apresentamos a Beagá Embalagens que consiste em uma empresa capaz de suprir as suas necessidades que envolve o fornecimento de caixas e sacolas essenciais para você saber como se organizar no trabalho.

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