Publicado em Deixe um comentário

Como iniciar na confeitaria? Saiba agora!

Iniciar essa jornada nem sempre é tão fácil como parece, a paixão na cozinha ou até mesmo uma boa receita pode ser o ponta pé inicial. No entanto, algumas ferramentas são fundamentais para que você saiba como iniciar na confeitaria da maneira correta.

Sendo assim, se você é iniciante na confeitaria, esteja preparado para os investimentos sejam eles em materiais e até mesmo em conhecimento.

A seguir, conheça as principais dicas de como iniciar na confeitaria através do planejamento e acessórios corretos. 

Os dons da confeitaria

Grande parte dos confeiteiros inicia a sua aventura com os seus dons, receitas de família e até mesmo o gosto pela cozinha. No entanto, independentemente de saber cozinhar ou não, o primeiro passo é iniciar a sua jornada através de uma especialização. 

Afinal, esse ramo trabalha no desenvolvimento dos mais diversos bolos, doces e sobremesas. Para alcançar a satisfação do público, é importante conhecer todos os processos de fabricação. 

Cursos

Para investir em formação desde como iniciar na confeitaria até o seu negócio existem grandes cursos. O Senai e Sebrae possuem portas para profissionalizar e inserir os iniciantes na confeitaria, preparando-os para o mercado de trabalho.

No entanto, mesmo após a formação, é importante continuar buscando atualizar os seus conhecimentos. Isso quer dizer a respeito do hábito de consumo de materiais como e-books, treinamentos e demais voltados para a confeitaria. 

Sua confeitaria 

O passo seguinte de sua jornada como iniciante é estudar e entender como será o seu negócio. Essa fase exige a escolha do tipo de atendimento que você irá prestar com seus produtos como confeiteiro. Nessa etapa o passo mais importante é como iniciar na confeitaria de modo original. 

Sendo assim, não tente reproduzir a confeitaria dos sonhos, esteja ciente de iniciar o seu negócio dentro de suas condições. Além disso, outro passo importante é realizar uma pesquisa de satisfação com a população de acordo com a necessidade em relação ao seu negócio. 

Sua pesquisa pode incluir pontos como:

  • Perfil da população onde sua confeitaria estará localizada; 
  • Poder financeiro da população; 
  • Concorrência do seu negócio;
  • Quais os produtos as pessoas desejam consumir; 
  • Localização ideal;

Sua pesquisa pode ser feita de acordo com os produtos que desejam, horários de funcionamento e outros fatores importantes. Por fim, aplique os resultados de acordo com as necessidades encontradas e a sua demanda a um dos modelos principais de negócio.

Tipo de atendimento:

Online

O atendimento online não demanda de um espaço para consumo. Pode ser feito por site ou assinatura de aplicativos de delivery. O cliente solicita o envio do produto desejado e recebe no conforto de sua casa. Assim, o confeiteiro iniciante pode realizar a produção até mesmo em casa. 

Essa é uma ótima opção de como iniciar na confeitaria para aqueles que possuem um baixo valor a investir. 

Retirada

Nesse modelo, um pequeno espaço da sua casa ou estabelecimento de produção deverá ser voltado para a retirada de pedidos. Uma ótima opção para quem deseja receber diretamente o pedido. 

Serviço especializado

Esse tipo de aplicação possui um investimento maior e se recomenda aplicar de acordo com a pesquisa de necessidade. Portanto, a escolha do espaço pode variar desde a alocação de um espaço até a casa do confeiteiro. O principal ponto é buscar ser o melhor no que faz através dos melhores produtos, equipamentos e conhecimento. 

Local de consumo

Uma modalidade de atendimento que vem tomando uma maior proporção no ramo da confeitaria. Assim, o espaço deixa todo o conforto contando com mesas, cadeiras e equipamentos voltados para o consumo local.

Além disso, esse assim como outros podem agregar a outras modalidades de atendimento como retirada de produtos e vendas online.  Assim, esse pode ser um diferencial de trabalho já que é uma ótima opção para encontros e festas. 

Estudo de viabilidade

De fato, é importante analisar para entender como iniciar na confeitaria dentro de suas condições. 

Esse passo consiste em aplicar o seu conhecimento aliado às finanças e analisar a viabilidade de seu negócio. No entanto, é importante saber e ser realista a quanto você pode investir, e como poderá atender o seu público. 

Assim, para realizar esse estudo, liste os materiais necessários de sua fabricação juntamente às necessidades de atendimento. 

Considere também o que comprar para iniciar na confeitaria, assim como:

  • Os materiais de fabricação;
  • Matéria prima e o ponto do seu negócio;

O que comprar para iniciar na confeitaria?

Primeiramente, esse passo é dado seguidamente dos anteriores citados. Assim, a sua especialização e segmento de atendimento ao cliente pode interferir na necessidade de equipamentos a serem comprados. 

Os materiais para iniciar na confeitaria podem variar desde a qualidade até o preço que você pode pagar. No entanto, são peças fundamentais para garantir uma produção de qualidade dos produtos de sua confeitaria.

Portanto, se você está perdido, preparamos uma lista contendo o que comprar para iniciar na confeitaria.

Principais equipamentos:

  • Balança para realizar as medidas;
  • Bancadas de aço inoxidável;
  • Liquidificador, mixer e batedeiras de alta resistência;
  • Todos os tipos de embalagens necessárias para fornecer o seu produto;  
  • Bows, panelas, e formas; 
  • Equipamento de refrigeração (freezer e geladeira);
  • Fogão e forno;
  • Potes e utensílios de armazenamento de material e matéria prima;
  • Utensílios de cozinha de produção no geral.

Conclusão

Essa é a base do equipamento, contendo os acessórios para iniciantes na confeitaria produzir tranquilamente. 

Sendo assim, prepare sua lista e seu orçamento para investir e começar a ganhar dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *