De longe, o chocolate é o doce mais amado do mundo. Embora trate-se de um produto que dá “muito pano pra manga”.
Se você é mais uma pessoa que pensa em como empreender com chocolate, temos algumas dicas valiosas para você.
Ainda que seja bastante disputado pelas grandes empresas, entre os negócios para empreender com pouco dinheiro, o chocolate permite que os microempreendedores alcancem um show de variedades.
Como montar um empreendimento usando chocolate?
Embora seja um mercado altamente promissor, a ideia de empreender com chocolates se acentua mais quando estamos perto de datas sazonais como a Páscoa. Não é por acaso que os fabricantes de chocolate inovam a cada dia, deixando a competição cada vez mais acirrada.
No entanto, existem maneiras de como empreender no ramo de chocolate o ano todo. A principal delas é apresentar um diferencial que possui bastante força competitiva para sair na frente da concorrência. Além disso, existem outras dicas que vamos te apresentar a partir de agora!
Esteja sempre de olho nas tendências
A primeira dica de como empreender com chocolate é sempre atentar-se para as tendências existentes no mercado.
Isso porque tendo consciência de como andam as técnicas mais atuais e absorvendo todas elas, você consegue providenciar e oferecer aos seus clientes o que há de mais procurado no mercado.
Portanto, não abra mão de investir em cursos profissionalizantes para que você aprimore suas estratégias e adquira novas ideias.
Mesmo iniciando, não subestime suas vendas
Mesmo começando a empreender no conforto de sua casa, não subestime seu potencial. Um exemplo é Carolina Sales, proprietária de duas unidades de Pâtisserie de brigadeiros localizada no Rio de Janeiro e ganha 1,5 milhão na venda de sobremesas de chocolates.
Como se pode observar o empregador não fica a mercê apenas de lojas. “Eu tenho variados segmentos pois pode ser arriscado apostar em um só, se houver uma queda ou adversidade pode acabar com a empresa”, diz Carolina, com um bufê de eventos e uma linha de congelados e uma rede de supermercado.
Se você quer, você consegue!
Se você tem o desejo de trabalhar para si mesmo, foque nisso. “Geralmente as pessoas imaginam que é rápido, mas não é. É necessário você ter persistência e confiar no seu negócio”, disse Iara Battoni,uma empreendedora que produz e vende diretamente da janela do seu quarto localizado em Amparo no interior de São Paulo.
Além disso, Iara dá dicas para o empreendedor que tem interesse em trabalhar com chocolates que aplique seu investimento em equipamentos.
O cliente sempre tem razão
De acordo com Iara, não se inicia um negócio só fazendo como você pensa. Afinal, aprender a considerar as ideias e gostos do cliente, pode te ajudar a agregar mais demanda para suas receitas, consequentemente, vendendo mais. Vale ressaltar que isso foi a percepção de uma vendedora caseira.
Procure por referências
Para ter um negócio de sucesso e principalmente no campo do chocolate é necessário sair da bolha. Carolina Salles cria suas próprias receitas, mas está sempre se atualizando e observando as tendências do mercado.
Isso porque além da opinião do cliente, você pode incluir no seu cardápio o que há de novidade nas grandes empresas, porém de uma maneira diferenciada.
Não se trata de copiar o concorrente, mas sim melhorar algo que já existe e possui uma certa demanda. Contudo, serão receitas que terão o seu toque de exclusividade.
Faça gourmetizados e aumente a receita
A maioria dos brasileiros tem um paladar flexível para este doce, ainda que seja o chocolate ao leite , amargo , branco e meio amargo. Todos estão inseridos no cotidiano dos amantes desta guloseima.
A busca por chocolates finos e doces especiais vem aumentando gradativamente, tanto nas lojas de chocolates importados, quanto nas presenteáveis está se tornando comum.
Experimentar este produtos com familiares, parceiros de trabalho e amigos para saber a verdadeira opinião é essencial.
Outro tópico importante é ter um toque característico seja em ingredientes sem escapar muito do clássico ou método de apresentação.
Imagine os custos como se o estabelecimento fosse um porquinho de moeda
Outro aspecto essencial sobre como empreender com chocolate, é saber que a aplicação do seu negócio decorrerá de diversos fatores. A verdade é que o mais considerável é o formato do negócio.
Um exemplo, se um estabelecimento no shopping tiver uma locação superior a de um pequeno stand no centro, a diferença na despesa vai além do ponto comercial. Isso porque estarão em questão:
O lado positivo é que em um um negócio dessa espécie, você pode iniciar pequeno e durante o tempo ampliar na mesma proporção em que fatura. Dessa forma você consegue sustentar os custos.
Você pode optar pelo financiamento, caso você almeja montar uma grande operação ou não tenha recursos para abrir o negócio.
Outra dica interessante é optar pelos serviços de uma empresa que possa suprir as necessidades voltadas para embalagens. A Beagá Embalagens, por exemplo, pode te ajudar com isso. Afinal, trabalhamos com todo tipo de embalagem, possibilitando uma presença visual única para seus chocolates. Aproveite!