Publicado em Deixe um comentário

Cardápio digital: quais as vantagens

Se você possui um estabelecimento, e deseja otimizar o tempo de escolha de seus clientes, assim como inovar, entenda tudo sobre o cardápio digital. No artigo de hoje você poderá entender como aplicar ao seu negócio e quais os benefícios disponíveis. Além disso, aprenda também como aplicar o cardápio digital delivery.

Nem sempre é simples apresentar todo o cardápio falando para o seu cliente, por isso as empresas recorrem ao uso físico do menu. No entanto, uma grande inovação é a escolha do cardápio digital interativo para os clientes.

O que é um cardápio digital?

Durante a pandemia, muitos negócios tiveram que se reinventar para continuar os seus atendimentos. Com isso, surgem tecnologias como aplicativos que oferecem a opção de cardápio digital restaurante e para diversos outros segmentos de comida.

No entanto, essa ferramenta chamada cardápio digital nada mais é que uma ferramenta usada para apresentar as opções com fotos e valores. Essa metodologia de apresentação agiliza o procedimento de venda dos estabelecimentos. Com isso, muitos restaurantes e lanchonetes e demais ramos alimentícios têm optado por essas ferramentas.  

Além disso, estão disponíveis em vários modelos de cardápio digital delivery e consumo no local. No tópico a seguir separamos os principais modelos e como eles funcionam.

Quais os tipos de cardápio digital?

Os formatos de cardápio digital são inúmeros, isso faz com que cada estabelecimento possa escolher de acordo com as suas necessidades. Veja a seguir os modelos mais escolhidos!

Cardápio virtual

Essa versão de cardápio digital é um modelo digitalizado de todas as opções disponíveis no menu do estabelecimento. Geralmente o cardápio virtual está disponível no site do restaurante ou lanchonete, nas páginas ou até mesmo nas redes sociais.

Possui um encaixe multifuncional para o atendimento presencial e escolha do pedido para os clientes de delivery e retirada no balcão. 

QR Code menu

Essa opção de cardápio digital tem sido cada vez mais requisitada nos estabelecimentos, principalmente para evitar o uso de cardápio físico. Nesse modelo de apresentação do menu, o estabelecimento prepara uma plaquinha com o QR code do cardápio para o acesso dos clientes. 

Portanto, basta acessar o QR code com a câmera do celular e visualizar o cardápio na tela do celular com todas as opções. Além de ser uma opção prática, os clientes do estabelecimento ficam à vontade para escolher o pedido sem pressa para repassar o cardápio para outros clientes. 

Ainda sim, é possível infinitos acessos simultâneos ao mesmo QR code, facilitando assim o atendimento e otimizando o tempo de espera.

Board menu tradicional

Uma das opções mais usadas pelos estabelecimentos de comida, nele as opções ficam penduradas na parede. Nesse cardápio as opções são exibidas para atrair a atenção dos clientes. Além disso, os valores dos pratos também ficam expostos para passar a informação completa.

Como montar um cardápio digital?

As opções para montar o cardápio digital são muitas e podem variar mais ainda nos preços e dificuldades para mostrar um projeto completo. No entanto, diversos aplicativos até mesmo gratuitos estão disponíveis para facilitar a montagem. 

No entanto, se você não manja do uso dessas tecnologias inovadoras, diversas empresas possuem esses serviços. Sendo assim, até mesmo na internet você pode encontrar empresas que trabalham na produção de cardápio digital.

O ideal é realizar uma escolha de um modelo que possa facilitar tanto o atendimento delivery como  também o presencial. O intuito principal é inovar no seu atendimento através da apresentação de seu produto em um cardápio digital

Vantagens dos cardápios digitais 

Para quem ainda duvida se há vantagens de realizar a aplicação do cardápio digital, separamos uma lista de benefícios. 

  • Agilidade na escolha dos pedidos pelos clientes;
  • Facilidade em realizar o atendimento em menor tempo;
  • Diminui as chances de errar o pedido durante o preparo;
  • Facilidade e praticidade para renovar o cardápio digital a qualquer momento;
  • Praticidade para adaptar o cardápio a diversos idiomas;

Com isso, agora é muito mais simples saber como funciona e como agregar essa tecnologia ao seu estabelecimento. Agora que você já entende, basta só escolher o melhor formato e trabalhar o seu cardápio digital. 

Gostou do nosso conteúdo? Para esse e outros assuntos, acompanhe o nosso blog e seja referência no seu atendimento delivery.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *