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Como vender mais no Natal: 7 dicas fundamentais para o seu negócio

Como vender mais no Natal

O Natal é uma das datas comemorativas com maior número de vendas, tanto físicas quanto online.

É quando as pessoas se reúnem em família para fazer a troca de presentes e, ainda no começo do mês de dezembro, os consumidores já começam a procurar as lojas e comércios para comprar os presentes de Natal. 

Portanto, o Natal se trata de um período bastante importante para o empreendedor, que aproveita essas buscas e têm a oportunidade de aumentar as vendas do seu negócio. 

Se você tem um negócio e quer saber como vender mais no Natal, precisa conferir as nossas dicas!

1. Tenha um planejamento

Antes de começar a aprender como vender mais no Natal, é preciso ter primeiro um planejamento de como será a sua campanha para o feriado.

Sendo assim, o primeiro passo é definir uma meta de acordo com as necessidades do seu negócio: fazer um certo número de vendas, acabar com o estoque, conquistar novos clientes ou anunciar um novo produto? 

Com a meta definida, você vai traçar o que precisa ser feito para alcançar esse objetivo. 

É importante mencionar que os processos precisam ser metrificados para se tornar possível avaliar o desempenho da campanha. 

Dessa forma, você vai conseguir montar uma estratégia de venda definindo as promoções, os valores dos produtos, os descontos para cada categoria, e assim em diante. 

2. Faça promoções e ofereça descontos

Todo brasileiro adora uma boa promoção ou desconto, ainda mais no Natal. 

Como o consumidor já está motivado a comprar um presente, você só precisa dar um pequeno “empurrão” para fechar a compra. 

Por isso capriche nas suas promoções de Natal e ofereça brindes e preços especiais para se destacar do seu concorrente. 

Ah, e ofertas relâmpago e programas de fidelização são uma boa aposta para a data comemorativa, ok?!

3. Indique presentes

Muitos consumidores acabam ficando em dúvida sobre qual presente comprar de Natal. 

Para que eles não acabem desistindo de comprar com você, ofereça uma lista de presentes. 

Presentes para mãe, presentes para amigos e presentes para colegas de trabalho são alguns exemplos de lista que você pode criar. 

Caso você utilize plataformas online, como redes sociais, sites e blogs, você pode criar conteúdos com indicações de presentes para chamar a atenção dos seus clientes. 

E se você possui uma loja física, o interessante é instruir os seus funcionários a ajudar o cliente na escolha do presente especial. 

4. Divulgue seus produtos

De nada adianta fazer promoções de Natal se os seus clientes não ficarem sabendo. Logo, é importante divulgar os produtos!

Anúncios pagos e publicações nas redes sociais são a melhor opção para atingir o maior número possível de clientes. 

Se você possui uma base de e-mails, as campanhas de e-mail marketing podem ajudar a aumentar as vendas. 

Mas você também pode fazer campanhas offline, colocando banners e cartazes do lado de fora da sua loja. O importante mesmo é se comunicar com os clientes para que eles escolham o seu negócio. 

5. Tenha opções de pagamento variadas

Quanto mais oportunidades de pagamento você oferecer, mais as pessoas vão se sentir atraídas em comprar com você. 

Pagamentos no cartão de crédito, débito ou dinheiro são os favoritos dos consumidores, mas você também pode expandir as opções como:

  • pix;
  • boleto à vista ou parcelado;
  • parcelamento no crédito sem juros. 

Dessa forma, você vai conseguir vender mais no Natal, ampliando a possibilidade de compra do seu cliente. 

6. Entre no espírito natalino

Com o Natal chegando, nada melhor do que também entrar no espírito natalino. 

Use e abuse das decorações de Natal, como árvores de natal, luzes pisca pisca, papais noéis e flocos de neve. 

E não vá pensando que nas lojas online não é possível entrar no espírito natalino! 

Você pode alterar o design do seu site, incluindo desenhos natalinos e até mesmo mudar a cor da sua logo para as cores do Natal. 

O importante é deixar a sua loja com a cara do feriado, incentivando ainda mais o seu cliente a comprar. 

7. Tenha um atendimento de qualidade

Com o aumento das vendas no natal, as lojas e os e-commerces costumam ter o seu movimento intensificado. 

Mas isso não é motivo para deixar de caprichar no atendimento, seja online, seja físico!

O ideal é manter a mesma qualidade do atendimento, sendo uma ótima alternativa a contratação de funcionários temporários para poder atender a demanda de clientes. 

Tanto os seus funcionários fixos, quanto os funcionários temporários precisam de um treinamento exclusivo para datas comemorativas, como o Natal. 

Com um atendimento de qualidade alinhado às estratégias de venda, o seu negócio com certeza vai vender muito mais!

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