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Fotografia de produtos: Tudo que você precisa saber

Sabe aquela máxima: comemos pelos olhos? Isso é verdade, não é mesmo? Em tempos em que muita gente prefere comprar pela internet para não ter que sair de casa, podemos trocar essa máxima e usar: compramos pelos olhos. 

E isso é muito verdadeiro, concorda? Por isso, se você é empreendedor e sabe disso, que tal saber mais sobre fotografia de produto?

Preparamos um post especial para levar até você mais conhecimento sobre fotografia de produtos para e-commerce. Com essas dicas de fotografia de produtos, temos a certeza de que as suas vendas vão melhorar e muito. Confira!

Qual é a melhor câmera para fazer fotografia de produto?

Sem dúvida, quem deseja saber sobre fotografia de produto logo de cara já pensa em qual câmera vai precisar adquirir para fazer as imagens. É claro que se seu orçamento permitir, nada impede que você compre, por exemplo, uma Nikon D800.

Mas, se você não tiver condições, a fotografia de produto pode ser feita com o smartphone que a pessoa tem à disposição, porém será necessário acertar na iluminação para fotografia de produtos, pois esse é o grande segredo.

Compre um tripé

A presença do tripé é importante na fotografia de produto, porque ele possibilita que a foto ganhe maior profundidade. Ele não precisa contar com uma grande abertura e nem é preciso investir muito dinheiro nesse equipamento. Nas lojas de produtos fotográficos, os modelos variam muito de preço.

Tenha um fundo branco

Sim, quem deseja fazer fotos dos produtos que comercializa em sua loja precisa pensar em ter sempre à disposição um fundo branco. As pessoas podem usar uma parede branca, por exemplo.

Essa é uma ótima opção, mas sempre aparece uma sujeirinha, não é mesmo?

Por isso, que tal ter sempre por perto uma cartolina ou um rolo de papel branco. Ambos são extremamente acessíveis! 

Na hora de comprar o papel, solicite a cor “branco puro”. Para  compor o cenário, é preciso que o fundo tenha uma leve curvatura, pois essa ação ainda que simples vai impactar positivamente na imagem.

A pessoa que está em busca de dicas de fotografia para produtos precisa estar atenta a todos os detalhes que envolvem a produção da imagem. 

Mesmo que o empreendedor não tenha muitos recursos para investir, é imprescindível comprar alguns equipamentos, pois o retorno está garantido a partir da publicação de imagens de qualidade.

Quando a pessoa usa a luz proveniente da janela para fazer as fotos é inevitável contar com um lado que está iluminado, mas o outro estará mais escuro. 

Por isso, é necessário contar com algo que seja capaz de mandar a luz de volta e assim o objeto fica iluminado como um todo. 

Quem não quiser adquirir os refletores, pode contar com a ajuda de placas de isopor, elas cumprem essa missão, porque refletem a luz, pois são feitas de material branco e rígido.

É possível ainda fazer uso de isopor preto, pois eles farão com que os tons escuros ganham maior intensidade. Assim, o produto que é branco terá maior destaque, mas nada impede ainda que a pessoa adquira refletores.

Onde fazer as fotos?

O lugar mais indicado para fazer as fotos é um quarto ou sala que tenha janelas bem próximas da parede e quanto maior for a janela, melhor, porque assim mais luz natural vai entrar. Se for possível ficar bem próximo da janela, a luminosidade será branda, as sombras serão escuras, mas terão suavidade.

Quem desejar, pode ficar mais longe e isso fará com que tudo ganhe equilíbrio, porém as sombras ficarão mais leves e com maior nitidez.

Fotografia de produtos pode ganhar um contexto

O contexto também é um fator importante quando pensamos em fotografia de produtos para e-commerce. Dependendo do item que está sendo vendido, a foto pode evidenciar para o cliente como o produto funciona.

Essa ação é importante, porque a pessoa deseja ter segurança no item que ela está comprando e a credibilidade pode ficar ainda maior quando se tem uma foto de qualidade.

É claro que as vendas pela internet pedem que os comerciantes apostem nas famosas descrições dos produtos que contem com riquezas de detalhes, mas nada impede que a foto venha para corroborar com o que já está disponível por meio de texto.

Quando se vende, por exemplo, um produto elétrico, o empreendedor pode usar a foto para mostrar as conexões que o equipamento tem em sua parte de trás.

Mas, se o foco está em vender roupas, as fotos de alta qualidade podem ser usadas para evidenciar detalhes relevantes do material como os botões, o foro ou até os bolsos internos. Com a foto, muitas dúvidas dos seus clientes podem ser sanadas.

Postar uma foto do seu produto é mais do necessário, porque nada menos que 93% dos consumidores consideram a imagem real do seu produto como fundamental para a aquisição. Sem ela, as chances de conversão diminuem consideravelmente.

Posso editar a foto?

Sim, você pode editar a fotografia de produto. No entanto, essa ação vai exigir muito cuidado, nada impede que as boas características do item que está sendo comercializado ganhe um up

Mas é preciso atenção, porque no momento do ajuste, os detalhes podem ser alterados e isso pode resultar em reclamações por parte dos clientes e até situações mais graves

É importante ainda deixar de lado os editores de imagens, porque eles podem trazer algum tipo de modificação à foto.

Contudo, se você quiser editar foque em fazer um recorte da sombra; bases e apoiadores podem ser removidos. É permitido ainda que de forma leve dar uma retocada nos modelos, mas não alterar o produto e, ainda, fazer alguns ajustes de contraste, porém o tom do produto não pode ser modificado.

Com essas dicas para fotografia de produtos, esperamos que você empreendedor consiga tirar boas fotos e ver as suas vendas crescendo e não precise contratar um profissional, pois isso gera custo, não é mesmo?Por isso, além de fazer as imagens, que tal saber mais sobre como reduzir custos na empresa? Confira o nosso post clicando aqui.

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