Categorias

Como reduzir custos na empresa? Dicas infalíveis para seu negócio

Você sabe como reduzir custos na empresa? Essa é uma ação muito comum e necessária para que os negócios possam manter a sua margem de lucro e continuar crescendo.

E com a pandemia, tal iniciativa se tornou ainda mais necessária.

Visto que a redução dos custos está diretamente ligada ao planejamento, à gestão e ao controle de finanças.

Dito isso, separamos algumas dicas de como reduzir custos na empresa para você colocar em prática!

Quais são os custos de uma empresa?

Uma empresa possui vários custos, sendo importante separar cada um para entender suas diferenças. Veja agora quais são eles:

Custos diretos

Os custos diretos são aqueles que possuem relação direta com o produto ou serviço que a sua empresa oferece, ou seja:

  • matéria-prima;
  • equipamento;
  • mão de obra operacional. 

Pegando como exemplo uma sorveteria, o seu custo direito vem dos ingredientes e embalagens (descartáveis ou não) utilizadas na produção do sorvete. 

O salário dos funcionários que trabalham diretamente com o produto ou serviço também entram nessa conta, como o atendente e o sorveteiro.  

Custos indiretos

Já os custos indiretos envolvem todas as despesas que não são ligadas diretamente ao produto ou serviço oferecido, como:

  • conta de água;
  • conta de luz;
  • aluguel;
  • internet;
  • impostos;
  • obras;
  • depreciação;
  • despesas administrativas. 

O salário dos demais funcionários que não trabalham na mão de obra também entram nos custos indiretos, como os cargos administrativos, financeiros e de recursos humanos. 

Custos fixos

Os custos fixos são os custos que não sofrem alteração e todo mês ou semestre apresentam o mesmo valor, como o aluguel do estabelecimento. 

Custos variáveis

Os custos variáveis, como o próprio nome diz, são aqueles que variam de acordo com a produção da empresa, assim como ocorre com a quantidade de materiais. 

Como reduzir custos na empresa? 

Reduzir os custos de uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil.

Por isso mesmo, veja agora como diminuir as despesas excessivas da sua empresa com 6 dicas simples de colocar em prática:

1. Tenha uma equipe de contabilidade

Seja uma equipe própria ou contratada, a contabilidade terá um grande papel na sua empresa. 

A contabilidade tem a função de criar relatórios de demonstração de lucro ou prejuízo. 

Além disso, é ela quem vai montar o balanço patrimonial e de outras demonstrações contábeis, sendo um instrumento necessário para ajudar nas estratégias e tomadas de decisão de redução de custos. 

Inclusive, a contabilidade consegue avaliar se é preciso mudar o seu regime tributário, verificando qual tributação se encaixa no seu negócio, com as melhores taxas de impostos e deduções fiscais.  

2. Negocie com fornecedores

Os custos com os fornecedores devem ser bem avaliados, procurando o melhor custo-benefício disponível.

Tanto os fornecedores de materiais quanto os fornecedores de serviço entram nesse cálculo, sendo importante negociar valores mais em conta ou buscar por outros fornecedores. 

Mas lembre-se que nem sempre o preço deve ser colocado em primeiro lugar, pois a qualidade do produto/serviço também é bastante importante. 

3. Diminua gastos desnecessários

Alguns consumos na empresa podem acabar aumentando os gastos finais, sendo o desperdício uma das principais causas. 

Um exemplo disso é a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, que por sua vez economizam em até 80% os gastos com energia. 

Sendo assim, reavalie os gastos desnecessários e busque por opções mais sustentáveis.  

4. Automatize processos

A evolução da tecnologia trouxe muitas vantagens nos processos empresariais e industriais. 

Com a automatização de algumas atividades manuais, é possível economizar nos gastos e obter mais eficiência nos resultados. 

Por isso, procure por tecnologias novas e aplicativos que possam ser úteis para a sua empresa. 

5. Procure serviços terceirizados 

Quando falamos em terceirização, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes. 

Nem sempre terceirizar toda a sua equipe é uma boa alternativa, porque você pode sofrer o risco de ter uma queda na qualidade do seu serviço ou produto, além da dificuldade de integrar a cultura da empresa. 

Mas existem alguns serviços que podem ser terceirizados sem prejudicar os processos da sua empresa, como os serviços de contabilidade, limpeza e segurança. 

6. Melhore suas estratégias de marketing 

As estratégias de marketing também estão ligadas diretamente aos custos da empresa.

No entanto, a partir de algumas ações pontuais é possível diminuir o custo para adquirir novos clientes. 

O custo dos anúncios pagos tem aumentado cada vez mais, o que também torna necessário o investimento em estratégias de tráfego orgânico

O tráfego orgânico possui baixo investimento e, quando realizado do jeito certo, é capaz de trazer altos retornos para sua empresa. 

Portanto, avalie melhor quais estratégias a sua empresa anda utilizando e veja com a sua equipe de marketing outras possibilidades de melhorias.

Com essas dicas de como reduzir custos na empresa, temos a certeza de que você vai conseguir diminuir os gastos do seu negócio! 

E para ficar por dentro de outros conteúdos sobre como economizar na sua empresa, cadastre seu e-mail em nossa Newsletter aqui embaixo:

 

  • Color

  • Dark

  • RTL