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O que fazer para atrair clientes para um supermercado?

Todo gestor de mercado se pergunta o que fazer para atrair clientes para um supermercado. Afinal, ainda que o setor tenha tido crescimento em 2020, motivado majoritariamente pela pandemia do novo coronavírus, é fato que um mercado não tem uma das maiores taxas de lucro da economia e, portanto, não pode se dar ao luxo de perder clientes e correr o risco de ficar fora de ação.

Por isso, é importante que todo mercado invista nas melhores maneiras para atrair clientes, nem que isso resulte em apostar em métodos novos, inovadores e não testados antes. Afinal de contas, descobrir uma maneira nova de fazer marketing para o setor pode significar a liderança do mercado na sua cidade e um belo faturamento enquanto os outros concorrentes correm atrás do prejuízo.

E aí, quer saber o que fazer para atrair clientes para um supermercado? Então confira nossas dicas abaixo!

O que fazer para atrair clientes para um supermercado: 5 dicas

1. Garanta que as pessoas saibam das suas ofertas

Para atrair clientes para um supermercado (na verdade, para qualquer negócio), devemos trabalhar com duas variáveis: valor e alcance. Em teoria, é simples assim. Em teoria, claro.

O “segredo” para atrair clientes, portanto, gira ao redor de expor o valor que você oferece ao maior alcance possível. Afinal, as pessoas são naturalmente atraídas para onde enxergam valor.

Pense em uma promoção no supermercado que oferece um produto por 50% do seu preço de venda tradicional. Há um enorme valor em jogo: um desconto de metade do preço do produto. Quanto mais pessoas verem aquilo, mais irão ao mercado.

Portanto, antes de trabalhar com o valor da sua oferta de atração, trabalhe com os equipamentos ao seu alcance, ou seja, tenha meios de comunicação dessas ofertas ao público. Algumas ideias:

  • use os equipamentos da Visual Super para montar os melhores cartazes possíveis;

  • monte uma newsletter no WhatsApp;

  • invista em anúncios nas redes sociais;

  • contrate um carro de som para rodar pelo bairro e arredores;

  • imprima panfletos para entregar na região.

2. Saiba que o preço sempre será um diferencial

Quando falamos de valor oferecido para o cliente, o preço é sempre um diferencial. Isso é verdade em qualquer segmento, e ainda mais verdadeiro quando falamos de supermercados.

A razão é simples: todos os produtos que você tem, o seu rival também tem. A grande diferença está no preço mesmo.

Portanto, é fato que o preço é um fator enorme de atração para clientes em supermercados, embora não seja o único. Outros elementos como a conveniência, por exemplo, são muito importantes também.

3. Invista em elementos de fidelização

Gerenciar um supermercado consiste em criar ferramentas para fidelizar os clientes. Eles devem sempre ir ao seu mercado, seja para aquela compra de mês enorme, seja para comprinhas rápidas do dia a dia.

Por isso, é importante elaborar ferramentas que ajudem a fidelizar essas pessoas dentro da sua empresa e garantir que elas sempre voltarão para comprar um pouco mais.

Um exemplo disso é criar rotinas específicas que condicionem o consumidor. Por exemplo, suponha que você cria em seu mercado que toda segunda quarta-feira do mês é o “dia da feijoada”. Sendo assim, você pode começar a vender produtos para feijoada com descontos na segunda, terça e na quarta-feira estipulada para aquela semana. Além disso, pode vender a feijoada pronta para quem mora perto ou trabalha na região. E por falar nisso…

4. Agregue valor aos seus poucos produtos únicos

Como dissemos antes, tanto você quanto seu supermercado concorrente provavelmente trabalham com 90% dos mesmos produtos e marcas. Não muda praticamente nada.

No entanto, ainda há espaço nesses 10% para você inovar e agregar valor ao desenvolvimento de produtos únicos. Um exemplo foi a feijoada mencionada acima, já que um bom chef de cozinha poderia fazer um produto maravilhoso, que venderia muito bem e teria custo baixo, tendo em vista que você já tem os ingredientes.

Explore essa técnica em todos os setores da loja e veja como os clientes começam a fazer suas compras com você por causa dos produtos únicos que só você vende.

5. Foque no atendimento e na experiência do cliente

Por fim, garanta um bom atendimento e uma boa experiência aos seus clientes, pois esses são fatores que contribuem muito na oferta de valor para atraí-los.

Por exemplo, hoje em dia 99% das pessoas têm o WhatsApp no celular. Por que você não manda notícias, promoções e descontos, faz atendimentos e recebe pedidos pelo app? Isso é valor!

Outra ideia é instalar o autoatendimento para clientes com menos de 10 itens na fila. Isso reduz muito o tempo de atendimento nos caixas e deixa todo mundo mais feliz, incluindo aquele que vai comprar pouco e também quem vai comprar muito.

Pronto! Agora que você já sabe o que fazer para atrair clientes para um supermercado, é hora de colocar as dicas em prática. Lembre-se de que o cenário muda também com base no tipo de supermercado. Grandes cadeias de mercados têm uma preocupação diferente do que aquele supermercado de bairro, por exemplo. Portanto, é importante entender esses contextos para fazer as decisões de negócio corretas.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre elas!

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