Ingredientes saudáveis são bons para o bem-estar e bons para o meio ambiente, e em parte devido à pandemia, os consumidores estão cada vez mais procurando produtos saudáveis e mudando seus hábitos de consumo em favor de produtos desse tipo.
A questão do bem-estar está se tornando cada vez mais comum. Essas mudanças nas expectativas dos consumidores também são percebidas pela indústria de bebidas. E quais são as tendências?
Pouco ou nenhum açúcar
Os consumidores querem produtos com menos açúcar. De acordo com pesquisas, as pessoas estão buscando alternativas ao açúcar e adoçantes tradicionais, pois cada vez mais pesquisam sobre isso e percebem o quanto pode fazer mal à saúde.
Mais sucos e coquetéis
Os produtos à base de suco também oferecem potencial crescimento nesse contexto. As vendas globais no segmento sucos, misturas de sucos e smoothies cresceram muito em 2022.
Inspiração e tecnologia para novos produtos
A engenhosidade da indústria continua alta, com máquinas que utilizam graxa alimenícia para preparar os alimentos. As tecnologias de bebidas e alimentos líquidos estão definitivamente no início quando se trata de liberar o potencial dos produtos à base de plantas, por exemplo.
No entanto, devido a mudanças nas cadeias de suprimentos, testes, desenvolvimento, busca e descoberta de ingredientes alternativos em produtos, este setor de bebidas terá grande potencial de crescimento no futuro. O exemplo do café frio dos EUA mostra o que é possível: graças à engenharia reversa, a start-up Atomo desenvolveu o café molecular – sem um único grão de café.
Com o desenvolvimento de métodos de extração de vitaminas ou proteínas a partir de resíduos da produção tradicional de bebidas, várias empresas estão mostrando o potencial de desenvolvimento e crescimento.
São muitas novidades também que estão sendo lançadas na área de vinhos, como faz a Elite Vinho, por exemplo. A tecnologia vem a favor desse nicho cada vez aperfeiçoando mais os processos e resultados.
Novas tecnologias de processo e estratégias de preparação de produtos podem ser implementadas?
Em alguns casos, pequenas modificações no sistema serão suficientes para criar novas criações de produtos. Em outros, o potencial de mercado ou o status quo de produção exigirá uma linha completamente nova ou uma instalação de produção completamente nova.
Quem deseja começar a empreender nesse nicho precisa estar sempre a frente e atento às novas tecnologias, para otimizar os seus processos e fazer com que matérias-primas não se percam pelo caminho.
Seja a indústria de vinhos, refrigerantes ou sucos, não importa. O que importa é que o estilo do consumidor mudou e a maneira de comprar também, então, esteja sempre em conexão com o seu público, sabendo quais são as suas necessidades, gostos e vontades. Só assim será possível criar um produto sem erros e com excelência!
Esteja presente nas redes sociais, responda as dúvidas, interaja e crie conteúdos agradáveis e interessantes. Quando o cliente se sente ouvido, as vendas fluem com muito mais naturalidade. Esteja sempre ciente disso ao criar uma estratégia para a sua empresa nas redes sociais!