As sorveterias são estabelecimentos muito promissores e que costumam fazer bastante sucesso, entretanto, isso geralmente é resultado de uma boa estratégia de marketing aliada a bons produtos e ofertas. Quem possui esse tipo de negócio deve estar sempre atento às últimas tendências e pensar sempre em maneiras de atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já possui, fazendo promoções para sorveteria, para que voltem mais vezes e até indiquem o lugar.
O marketing da sua sorveteria consiste em ações e ideias de promoções para sorveteria e oferta do seu produto, que você deverá pôr em prática para conseguir ter sucesso a longo prazo. Isso não significa que você sempre deva fazer promoção e baixar o seu preço, mas sim pensar na oferta estratégica do seu produto, para gerar desejo nos consumidores.
A seguir, veja algumas ideias que você pode colocar em prática!
Desenvolva ações promocionais em datas específicas
Ao longo do desenvolvimento do seu negócio, você vai notar que alguns dias vão vender menos do que os outros. Também existirão algumas épocas e semanas onde o movimento será menor, assim como o lucro. Entretanto, mesmo vendendo menos, você terá diversas contas que precisam ser pagas.
Por isso recomendamos que você observa quais são esses dias e semanas de menor movimento e desenvolva ações promocionais específicas para essas datas, a fim de aumentar o movimento. Por exemplo, naquela semana de menor movimento do mês, você pode lançar uma promoção de compre 2 e pague 1, ou ainda na compra de 3 sorvetes, o último sai de graça.
Os consumidores gostam de novidade e promoção, por isso seja criativo e estratégico, colocando essas ações justamente quando as vendas estão caindo.
Tenha um programa de fidelidade
Os programas de fidelidade são comuns e ajudam a fidelizar aqueles clientes que você já possui. Os estabelecimentos dão um cartão aos clientes, geralmente de papel ou eletrônico, onde eles contabilizam às idas ao local. Quando atingem uma determinada quantia de visitas, ganham um brinde.
É uma ação muito legal e que pode incentivar seus clientes a visitarem mais vezes, assim como incentivar outras pessoas a virarem clientes fiéis. Seja criativo e inove nos brindes. Você pode, inclusive, criar níveis no programa de fidelidade. Aquele que atingir 10 visitas, completa o nível 1 e ganha um brinde. Depois, passa para o nível 2, onde o brinde é melhor e assim sucessivamente.
Use as redes sociais a seu favor
As redes sociais são o principal meio de divulgação para os negócios nos dias atuais, por isso quem empreende precisa tratar as redes sociais da sua empresa de modo profissional e sempre pensar em estratégias para criar um relacionamento mais próximo com o cliente e torna-lo fiel.
Quem é constante nas redes sociais costuma ter uma vantagem em relação aos concorrentes, mas apenas isso não basta. Seja inovador, desenvolva ações interativas onde os clientes possam participar. Você pode divulgar que está pensando em novos sabores de sorvete e convidá-los a escolher junto da empresa, através de enquetes ou de outras ações.
Além disso, você pode oferecer descontos e outros brindes para quem engajar mais com a empresa nas redes sociais ou para quem for até a sorveteria, comprar e postar marcando a empresa. São inúmeras as opções de ações que você desenvolver para atrair mais clientes e tornar a sua sorveteria um sucesso.
Experiência do cliente
A experiência do cliente com a sua empresa é o que mais pode fazê-lo voltar a comprar de você ou não, e ela envolve desde o atendimento pelas redes sociais a até o atendimento que o cliente recebe quando vai ao estabelecimento.
Essa experiência também engloba o ambiente e a decoração, o visual dos produtos, o conforto do ambiente, entre outros fatores. Você deve criar um universo para o seu estabelecimento, com determinadas cores, elementos, criar um estilo específico e aplica-lo tanto nas redes sociais quanto no ambiente. Aposte em uma decoração muito bonita e estilosa, que faça as pessoas quererem fotografar e postar nas redes sociais.
Disponibilize wi-fi bom e gratuito para os clientes, além de treinar os seus funcionários para trata-los sempre bem, com simpatia e cuidado. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença e pode fazer com que os clientes falem da sua sorveteria para outras pessoas.