O mercado está ficando cada vez mais competitivo e a disputa por clientes têm elevado o custo de prospecção.
Para contornar essa situação, as empresas têm focado seus investimentos em fidelização de clientes como forma de aumentar o faturamento.
Existem várias estratégias que podem ser usadas no seu negócio e descobrir quais são elas e como usar pode ser um pouco difícil.
Por isso, veja as ideias criativas para fidelizar clientes que nós separamos para você!
Ideias criativas para fidelizar clientes
Atrair novos consumidores possui um custo bem mais alto quando comparado a fidelização de alguém que já é seu cliente. Por isso, para reduzir seus custos e vender mais, essa é a melhor alternativa que você pode buscar para o seu negócio.
Além disso, é muito mais fácil convencer alguém que já comprou com você a comprar novamente, o que facilita ainda mais as suas vendas.
Por isso mesmo, confira agora o que você precisa fazer para fidelizar os seus clientes, da maneira mais simples e fácil.
Conheça seu cliente
Antes de mais nada, é importante que você conheça a fundo quem é o seu cliente e saiba seus desejos, seus medos e as suas principais características.
Isso porque quando você sabe quem é o seu cliente, é como se você entrasse em sua cabeça, sendo mais fácil identificar o que ele busca na sua empresa. Portanto, por mais que você possa ter vários públicos diferentes, é preciso encontrar o que todos eles têm em comum para, a partir dessa informação, elaborar as suas estratégias.
É neste ponto que informações como gênero, idade, escolaridade, classe social e hobbies são indispensáveis para criar a sua persona, isto é, o cliente ideal.
Tenha um atendimento de qualidade
Quantas vezes você já voltou em algum lugar depois que teve um ótimo atendimento?
Com os seus clientes não será diferente! Eles só precisam sentir que são prioridade para você.
Então faça com que eles se sintam especiais. Tenha um atendimento personalizado, que seja humanizado e focado em soluções, e assim você verá seus clientes voltando e recomendando o seu negócio para amigos e familiares.
Para resumir, o seu atendimento precisa levar a melhor experiência possível para o cliente.
Um exemplo disso é da famosa empresa Amazon, uma das maiores empresas do mundo atualmente. O seu relacionamento com o cliente ganhou bastante destaque nos últimos anos por um dos seus princípios de atendimento: ser obcecado pelo cliente.
O que esse princípio quer dizer é que você deve se interessar genuinamente pelo consumidor, atendendo às suas necessidades e buscando melhorar a sua experiência antes mesmo de surgir uma dificuldade.
Focar nesses princípios é garantia de sucesso!!!
Crie uma relação
Se manter próximo da sua audiência é bastante importante para criar uma relação de confiança e estabelecer vínculos.
Para isso, utilize as redes sociais como:
- Instagram;
- Twitter;
- Facebook;
- WhatsApp.
Vale ressaltar que é preciso que você tenha como prioridade responder todas as mensagens e comentários que aparecem nesses meios de comunicação. Sane as dúvidas, ajude com dificuldades que surgirem e seja amigável.
Dessa forma, você se destaca da concorrência e mantém o seu negócio mais próximo dos seus clientes.
Ofereça promoções e vantagens
Essa é uma das táticas mais utilizadas por quase todas as empresas quando falamos de fidelização.
Até mesmo porque, como o próprio nome diz, programas de fidelidade são perfeitos para fidelizar de vez os seus clientes, além de serem uma opção com baixo custo de investimento.
Logo, não importa qual seja a porcentagem do cupom de desconto, pois todo mundo gosta da sensação de estar pagando menos! E o interessante é que você pode ofertar esses cupons de várias maneiras, seja através de um valor mínimo de compra, seja em datas comemorativas como a Black Friday, por exemplo.
Ah, e não se esqueça de oferecer vantagens para seus consumidores fiéis, que voltam mais de uma vez no seu estabelecimento!
Tenha um programa de indicação
Clientes satisfeitos vão ser os maiores divulgadores da sua marca e uma ótima forma de aproveitar isso é criando um programa de indicação!
Muitas empresas no mercado usam dessa estratégia para aumentar a sua audiência em pouco tempo e por um investimento relativamente baixo.
Basta você oferecer benefícios por cada indicação para que o seu cliente se sinta mais engajado a falar sobre a sua empresa para amigos e familiares. Dessa forma, a sua audiência vai crescer de uma forma muito mais rápida!
Um case de sucesso nessa área é da empresa Uber, que chegou ao Brasil em 2014 e em apenas 3 anos já tinha mais de 15 milhões de usuários no país.
Tudo isso foi possível graças ao seu programa de indicação, no qual o usuário ganhava R$10,00 de desconto na próxima corrida ao recomendar o serviço de transporte para um novo cliente.
Parabenize no aniversário
O aniversário é uma das datas mais significativas para qualquer um, e lembrar de datas especiais como essa é fundamental para fidelizar seus clientes.
Imagine só acordar no dia do seu aniversário e ver que recebeu um cupom desconto de presente? Não tem sensação melhor que essa! Para isso, não se esqueça de solicitar a data de nascimento de cada consumidor em suas compras e de programar as felicitações.
Com um cupom de desconto, um brinde ou até mesmo um cartão de lembrança, o importante é você demonstrar que se importa com seu cliente.