Para que um estabelecimento comercial funcione de modo eficiente, é preciso que um conjunto de atividades seja realizado com cuidado e atenção.
Mas apesar de toda a dedicação de empresários e funcionários, nem sempre a loja atinge os resultados desejados, o que indica um problema na gestão.
Por isso, se o objetivo for deixar seu negócio ainda melhor, conheça formas de otimizar a gestão da sua loja, para que todos os processos sejam feitos com o máximo de aproveitamento.
De olho no estoque
Você sabe exatamente quantos produtos existem no seu estoque? Para muitos lojistas, a resposta para essa questão é “não”.
Não conhecer a realidade do seu estoque faz com que você tenha produtos parados ou acabe comprando itens sem necessidade.
Além de criar um sistema de entradas e baixas, considere contar com um profissional focado no estoque. Vale buscar alguém treinado em almoxarifado, que vai trazer insights preciosos de organização.
Uso da tecnologia
A tecnologia tem sido vista como uma grande aliada das indústrias, mas esse mercado também pode ser útil para o ramo do comércio.
Independentemente do tamanho da sua loja, seja um Casa de rações para vender ração para gatos, ou uma loja virtual, uma das formas de otimizar a gestão é contar com a tecnologia nos processos.
Do estoque ao caixa, ao optar por sistemas tecnológicos, é possível ter mais controle do que está acontecendo no negócio, em tempo real.
Além disso, já existem sistemas capazes de integrar informações aos órgãos fiscalizadores, para que você não deixe de entregar nenhuma informação importante.
Investir em produtos que durem mais como maquinário, panelas, caçarolas e produtos para delivery são uma boa pedida.
Financeiro e impostos
E por falar em informações importantes, uma das formas de otimizar a gestão da sua loja é se atentar para as questões financeiras e tarifárias da empresa.
Nesse sentido, a primeira dica é ter um fluxo de caixa eficiente, registrando todos os acontecimentos da sua loja.
Você também pode ter uma pasta, física ou digital, para guardar todos os documentos que serão usados na declaração de imposto. Essa pequena atitude facilita a vida do empresário e garante que tudo será declarado à Receita.
Logística eficiente
Comprar pela internet não é mais uma novidade para a maioria dos consumidores. Por conta disso, hoje, o diferencial está no tempo entre o pedido ser realizado e receber o produto em casa.
Para otimizar a gestão da sua loja, não se esqueça de conferir como a logística está sendo realizada, caso você tenha um e-commerce disponível.
Grandes varejistas reduziram os prazos de entrega e, ainda que seja difícil competir com eles, a ideia é buscar formas de deixar esse processo logístico mais rápido.
Bom relacionamento com o cliente
Seus produtos podem ser de alta qualidade, mas se o atendimento da loja não for adequado, certamente os clientes não vão aparecer.
Assim, é essencial que todos os profissionais se dediquem a criar um bom relacionamento com os clientes.
Nesse sentido, existem diferentes dicas que você pode aplicar, como o atendimento via WhatsApp e a criação de um cadastro com dados do cliente, para presenteá-lo em momentos especiais, como no aniversário.
São pequenas atitudes que ajudam a construir um relacionamento duradouro com o cliente.
Planejamento do futuro
Por fim, a última forma de otimizar a gestão da sua loja é ter uma visão clara do futuro. Afinal, saber onde se quer chegar é essencial para criar estratégias.
Assim, ao menos duas vezes por ano, tire um dia da sua agenda para planejar o futuro e acompanhar os resultados atingidos.
Ao longo do ano, relembre quais foram as metas estabelecidas, para trabalhar com foco nesses objetivos.
Por mais que gerir um negócio não seja algo simples, é sempre interessante contar com técnicas e formas de otimizar a gestão da sua loja.
Assim, cuidando de todas as atividades envolvidas no comércio, você tem mais chances de alcançar resultados positivos com a sua marca.